Prédios maiores e mais vagas na garagem. Veja o que mudou
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) sancionou a nova lei de zoneamento da capital. Ela já foi publicada no “Diário Oficial da Cidade” e manteve o conceito do novo projeto urbanístico da prefeitura, porém parte do texto foi alterado por conta de pressões promovidas pela Igreja, associações dos moradores e construtoras.
Saiba mais sobre as mudanças
– A construção de apartamentos maiores do que era previsto anteriormente. Agora é possível construir apartamentos com 120m² e com mais de uma vaga na garagem nas avenidas dotada de transporte público.
– Para os templos religioso a lei liberou a capacidade máxima de 500 pessoas em ruas estreitas da cidade e permite cultos a partir das 6h.
– Bairros do Jardins, Pacaembu, Jardim Marajoara e City Lapa são patrimônios tombados. Dessa forma não poderão mais ser construídos imóveis comerciais, como bares e restaurantes. A ideia é manter as características residenciais desses bairros.
Vetos
Foram 16 casos de vetos. Em dez os vetos buscam proteger áreas verdes com vegetação de Mata Atlântica demarcadas como Zona Especial de Preservação Ambiental, reconhecidas como parque urbano ou ocupadas pela população indígena. Esses vetos ficam nas subprefeituras de: Capela do Socorro, Jaçanã, Tremembé, São Mateus, Parelheiros, Casa Verde, Cachoerinha e Perus.
Já os outros seis vetos foram para áreas ondem moram famíias de baixa renda e são demarcadas como Zonas Especiais de Interesse Social. De acordo com a Prefeitura, essa mudança buscou garantir a segurança de posse dessas famílias, reservando essas áreas para uma solução habitacional. São elas: Penha, Pirituba, Jaraguá, Santo Amaro, Aricanduva, Capela do Socorro, Penha e Mooca.