Todo investimento precisa de uma lista de detalhes. Na hora de comprar um carro, você deve levar em consideração motor, consumo de combustível, entre outros detalhes. Ao optar pelo curso na universidade, deve observar como anda o mercado de trabalho, por exemplo. E se, nesse momento, você fosse comprar imóvel, o que de fato contaria? Os fatores são muitos, mas destacamos quatro dos principais.
A localização é mais que importante
Você precisa comprar imóvel de localização privilegiada. Não entenda como “localização privilegiada” aquele imóvel que está nos melhores bairros da cidade. Esses também são bons, mas o privilégio deve ser para você! Veja quais as suas necessidades diárias e pessoais, por fim veja o que o novo bairro oferece acerca disso.
É possível, por exemplo, comprar o seu pão toda manhã sem precisar tirar o carro da garagem? Há uma farmácia perto de você? Quantos minutos você leva para chegar ao seu trabalho? E a escola das crianças? É uma rua com bom acesso de metrô e ônibus? É uma vizinhança segura? São todas essas questões que devem ser levadas em conta e a localização fala muito sobre cada uma delas.
Comprar imóvel novo ou usado?
Voltamos então com uma outra pergunta: qual o seu investimento para comprar imóvel? O valor que você tem para garantir sua casa própria dirá se dá para investir em uma propriedade nova – de preferência na planta ou recém-lançada – ou usada.
Sempre vamos indicar comprar imóvel novo por uma infinidade de motivos, principalmente pelo fato de ter a garantia de que ele não vem com problemas deixados por moradores antigos. Por outro lado, se esse imóvel foge completamente do seu orçamento, financiar um já usado, mas em boas condições é também uma boa oferta.
Tamanho é documento sim
Então você é uma pessoa solteira, sem filhos e sem um relacionamento sério. Quer comprar imóvel para ter seu espaço e aquele loft encanta completamente. Pouco tempo depois surge um(a) parceiro(a) e quando você menos espera estão morando juntos. Em um ano vem o primeiro filho e um grande problema: a falta de espaço.
Observar o tamanho da nova casa é importante. Você não precisa ter um big apartamento, mas pode investir em um de dois quartos, mesmo que seja para acomodar as visitas de vez em quando.
Vai financiar? Olho nas parcelas
O financiamento é sempre a melhor opção para quem deseja comprar imóvel e não tem o valor total para a quitação à vista. Observe, nesses casos, o valor da parcela até o final do pagamento. A maioria das incorporadoras aplica, de forma justa e correta, juros que crescem à medida que os anos passam.
Para que você não saia do controle e acabe atrasando ou até mesmo, em casos mais graves, perdendo o imóvel, o ideal é comprometer no máximo 20% do orçamento mensal para esse pagamento. Faça o cálculo com bastante atenção antes de fechar o negócio.
Depois de todas essas dicas e observar cada um desses detalhes, comprar imóvel será bem mais fácil. Agora é só procurar uma incorporadora segura e competente para lhe orientar da melhor forma possível.
Gostou das nossas dicas? Acompanhe outras postagens aqui do blog e aprenda ainda mais sobre investimentos imobiliários e qualidade de vida!
#imobstation,
Fonte: Gamaro