segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O que é crowdfunding imobiliário e como isso pode mudar o mercado?





Por mais que muitos teimem em dizer o contrário, a verdade é que o segmento imobiliário está, sim, crescendo! Tudo bem que não se trata de um crescimento uniforme, em linha sempre ascendente, mas o que importa é que sempre aparecem boas oportunidades. Por isso, é essencial que os profissionais da área estejam atentos às novidades e às formas de otimizar seus negócios. Já ouviu falar, por exemplo, sobre crowdfunding imobiliário? Pois confira nosso post de hoje e veja como essa estratégia está modificando o mercado pelo mundo a fora!

O que é crowdfunding?

O crowdfunding imobiliário nada mais é que um financiamento coletivo para a realização de projetos na área. Esse modelo de negócio já existe em outros setores, oferecendo resultados extremamente positivos para inúmeras campanhas. Trata-se de contar com a ajuda financeira de outras pessoas que também se interessem por suas ideias e seus projetos, desde que recebam algum tipo de retorno pelo investimento. E esse retorno nem sempre precisa ser relevante, podendo até se limitar a brindes e prêmios ou mesmo a um sincero reconhecimento público.

Onde entra o setor imobiliário?

Ao falarmos em setor imobiliário, porém, a abordagem deve mudar um pouco. Nesse caso, o crowdfunding constitui um verdadeiro investimento para os financiadores das campanhas. Afinal de contas, por sua própria natureza, o segmento de imóveis demanda custos mais elevados e, consequentemente, recompensas mais atraentes. Assim, as pessoas podem participar de financiamento coletivo para empreendimentos diversos e receber lucros com essa colaboração, tal como acontece quando se aplica dinheiro nos investimentos imobiliários mais tradicionais.

Como é em outros países?

O melhor mercado para esse tipo de financiamento imobiliário é o dos Estados Unidos. Por lá, calcula-se que em 2016 as incorporadoras receberão aproximadamente 3,5 bilhões de dólares por meio de crowdfunding — conforme as projeções da Massolution. E o fenômeno se repete em muitos países europeus, que apostam no compartilhamento de projetos e no poder da mídia digital como forma de ampliar o setor imobiliário. A Bricksave, empresa londrina, usa o crowdfunding não para iniciar projetos, mas para financiar unidades prontas, por exemplo. Assim, o investidor compra parte do imóvel, recebe o valor proporcional do aluguel e, após a venda do bem, recebe um retorno de 20% sobre o capital inicial aplicado.

E aqui no Brasil?

No Brasil, por mais que essa modalidade de negócio ainda esteja engatinhando, já oferece perspectivas promissoras aos interessados. A plataforma gaúcha Urbe vem abrindo as portas para os profissionais que se interessam em adotar a estratégia a fim de impulsionar seus projetos imobiliários. Sua primeira campanha, realizada em 2015, durou 3 meses e conseguiu arrecadar 1,28 milhão de reais para dar vida a um empreendimento em São Paulo. Outra campanha, iniciada este ano e ainda em curso, pretende superar essa marca e chegar aos 2,4 bilhões de reais para um prédio residencial na capital gaúcha. O primeiro projeto foi da Vitacon, garantindo aos investidores a devolução do dinheiro corrigido pela poupança. E se o empreendimento superar o índice da poupança, o investidor recebe os mesmos lucros da construtora. O que acha?

Quais as perspectivas de rendimento?

Considerando a necessidade de diversificação, os economistas já inclusive recomendam investir no crowdfunding imobiliário. Tomando como base a Taxa Selic, o retorno oferecido pelas aplicações tradicionais pode ser ultrapassado pelo retorno proposto pela Vitacon, por exemplo. Caso a Selic caia nos anos seguintes, as perspectivas de rendimentos via crowdfunding imobiliário da Vitacon crescem ainda mais em relação aos outros investimentos.
E então, já está pensando em lançar seu projeto na plataforma Urbe? O que acha de usar o crowdfunding imobiliário para expandir seus negócios? 
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Fonte: Ingaia
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